terça-feira, 21 de junho de 2016

E quem serão os candidatos a Vice Prefeito em Ipuã?

Se para Prefeito o cenário está 50% definido, para os candidatos a vices, muita indefinição.

O PMDB certamente irá repetir a dobradinha, lançando Candião como vice do Prefeito Nenê Barriga.

Qualquer outro nome soaria como traição ao atual vice, último remanescente do grupo que fundou o partido ainda em atividade.

Escolher outro nome, por mais que pessoas próximas ao prefeito lhe tenham sugerido, seria, para os eleitores fiéis à sigla, uma "punhalada nas costas".

Dentre outras opções, o recém filiado Paulo Revoredo Filho, cogitado por membros do partido para ser lançado candidato a Prefeito caso Nenê Barriga declinasse da reeleição, poderia ser uma alternativa.

Além, é claro, do fato de que sendo o maior partido de Ipuã em número de filiados e contando com uma ampla rede de partidos coligados, o PMDB teria problema em escolher um vice para o candidato a Prefeito.

Mas em minha opinião, a escolha do vice está mais sacramentada que a do próprio candidato a prefeito.

O PPS, após uma olhada nos quadros de filiados do partido, constato o mesmo bom e velho problema da época em que eu lá militava: a falta de planejamento.

Dentre os nomes filiados, uma única filiação recente no partido parece ter sido feita com intuito de poder oferecer um Vice Prefeito ao possível candidato Itamar Romualdo, ou a qualquer outro que venha sucedê-lo na disputa deste ano.

Das duas uma: ou o vice já está acertado; ou o partido conta com a certeza (ou a grande possibilidade) de coligação com outro grupo partidário e, desta forma, oferecer à agremiação coligada, a indicação do vice.

Dentre os nomes ventilados na cidade, o do médico Dr Lucas e do ex Diretor do SAAEI, Mauro Clemente, aparecem com força e aceitação dentro do partido e entre os eleitores.

E acreditem, até o nome do Blogueiro, filiado na Rede Sustentabilidade, já foi (sem a menor noção daqueles que o fazem) especulado como opção (ou falta dela).

Em se confirmando a candidatura de Léo Nascimento, a tendência é que ele indique para vice um nome novo na política, conforme me confidenciou, sobre a garantia do anonimato, um entusiasta da campanha do candidato do Solidariedade.

Também muitos nomes tem se falado sobre possíveis vices, todos seguindo a mesma linha: jovens, bem sucedidos em suas profissões e sem experiência política (omitirei nomes por, ao contrário de todos os outros nomes citados, não serem, ainda, pessoas públicas).

Um vice com tais características reforçaria o discurso da "mudança", do "sangue novo" na velha política Ipuanense acostumada ao mais do mesmo.

Uma opção a esta ideia seria buscar no PSDB, partido que aparentemente apoiará Léo Nascimento, a indicação do vice, que assim seria alguém com outro perfil, algum político experiente para balizar a candidatura. Neste sentido, as opções naturais seriam o ex Prefeito Juscelino Maruno (concretizando assim a dobradinha idealizada - por Pepeessistas e Peesedebistas - na eleição passada), e o vereador Dr Alessandro.

Seja como for, só saberemos com certeza daqui a 40 dias mais ou menos.

Ainda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário