quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Concurso público em Ipuã.

Finalmente saiu o edital para concurso público em Ipuã.

Interessados, clicar aqui.

Trata-se da realização do concurso público para o preenchimento de vários cargos em decorrência do cancelamento do concurso anterior realizado este ano, cancelado por motivo de irregularidades envolvendo a empresa contratada e políticos locais, em lamentável episódio já amplamente divulgado pela mídia na ocasião do crime.

E também de Processo Seletivo Simplificado (aqui) para empregos temporários, este realizado todo ano. O do presente ano, estranhamente não cancelado, mesmo tendo sido realizado pela empresa que realizou o famigerado concurso anteriormente citado, já expirou.

Sobre o concurso a ser realizado, emito as seguintes considerações.

01. Em que pese não conhecer a empresa que realizará, FUMARC, basta uma rápida pesquisa sobre os clientes que ela já prestou serviço para ver que, diferentemente da empresa anterior, esta prima pela qualidade e idoneidade.

02. As inscrições são realizadas pela própria empresa, via site.

Praxe nas grandes (e sérias) empresas, o fato ainda traz um benefício a mais: Tirar do RH da Prefeitura a responsabilidade pelas inscrições, conferindo melhor qualidade e agilidade na realização das inscrições.

03. Finalmente um concurso público com prazo decente de inscrições: 04 à 26 de janeiro.

Tradicionalmente em nossa cidade, os concursos são sempre em prazos apertados, tipo uma semana apenas de realização ou 10 dias úteis no máximo.

Isso prejudica quem quer se preparar para o concurso, nivelando por baixo a qualidade dos candidatos, uma vez que como se sabe, a qualificação profissional também se faz pelo concurso.

Além de conferir maior transparência ao concurso, uma vez que prazos mais apertados podem favorecer os candidatos locais.

04. Pela primeira vez em nossa cidade, o teste de aptidão física está bem especificado, detalhando com precisão as provas a que os candidatos serão submetidos.

Quem optar por estes empregos, o fará sabendo da prova física em seus mínimos detalhes.

05. Acredito que este concurso será o melhor realizado nos últimos tempos, seja pela aura de legalidade que ele traz consigo, após o lamentável incidente deste ano, seja por ser realizado por empresa de grande porte.

Gostaria que os futuros prefeitos aprendessem a lição de que o que separa empresas grandes de empresas pequenas, não é apenas a diferença de (no caso em questão) mais de R$120.000,00 entre elas, mas o Know How.

06. Após 20 anos de vida pública, sei que empresas menores muitas vezes não vendem apenas o concurso, mas estamos em um tempo em que o Gestor Público que quiser deitar e dormir com tranquilidade, ou contrata grandes empresas (além da FUMARC, várias outras) e assim garante que seu concurso não terá margens a questionamentos de natureza de favorecimento, ou corre o risco de responder com seu capital (ou sua liberdade) contratando empresas menores.

07. Gastar com grandes empresas é uma tranquilidade que todo Prefeito deveria pensar de agora em diante.

Vamos cobrar isso dos futuros candidatos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário