Mais um pouco de cultura.
Por
Orandes Rocha.
Retomando
o tema do mês passado, e para não ficar apenas na crítica, até porque quem
critica tem que propor também, seguem abaixo algumas considerações sobre o que
fazer para incrementar a cultura em nosso município.
1.
Formação de público.
É
imprescindível a formação de público para a cultura em nossa cidade.
Esta
tem sido a tônica de muitas políticas culturais e justiça seja feita, um
empenho do ex Ministro da Cultura Gilberto Gil, que em sua passagem pelo Ministério
investiu na formação de público.
Para
isso temos um excelente local para trabalhar o público: as escolas da cidade.
Sejam
elas municipais, particulares ou estadual, o poder público pode mobilizar
esforços na capacitação dos alunos para compreender melhor os eventos e
tornarem-se público consciente.
2. Apresentações
teatrais e cinematográficas.
Muitas
destas apresentações são conquistadas junto ao Governo do Estado, portanto não
é o município quem define a data de suas exibições.
Mas
poderia perfeitamente o Poder Público Municipal criar uma semana dedicada à
apresentações desta natureza.
3. Oficinas
de teatro.
Na
nossa gestão a frente do Departamento que também respondia pela Cultura,
pudemos trazer em três ocasiões, oficinas de teatro para alunos das escolas
públicas municipais.
O
problema era que em duas destas ocasiões, foi oficina ganha através da Oficina
Cultural de Ribeirão Preto, órgão ligado à Secretaria da Cultura do Estado de
SP, e o número de vagas era extremamente limitado.
Tivemos
de fazer opções específicas de turmas e escolas para oferecer as vagas.
E a
outra ocasião, uma verba que consegui junto ao Governo Federal que entre outras
ações, contemplava oficina de teatro que foi ministrada por uma ex aluna das
outras oficinas que havia trazido.
Nesta
ocasião, conversei com ela que utilizasse o teatro como promoção socioeducativa
e o resultado foi uma peça teatral sobre hábitos de saúde apresentada na escola
Prof Monir Neder.
O
teatro pode e deve ser utilizado em nossa cidade com intuito socioeducativo, na
transmissão de valores morais e éticos, etc...
Uma
oficina permanente de teatro em nossa cidade contribuiria para isso.
4.
Pontos de cultura.
Pontos
de Cultura são os locais onde tradicionalmente ocorrem alguma manifestação
cultural fruto dos moradores e que torna-se referência na cidade.
Em
Ipuã é possível identificar alguns destes pontos. Alguns sem atividade, em
razão da falta de políticas públicas para seu fomento e manutenção.
A
capoeria e a batucada no Bairro Santa Cruz (na qual pude contribuir quando Diretor
do Departamento), a rádio escola nas escolas municipais, a Folia de Reis no
alto da cidade, os grupos teatrais que existiam nos anos 80 e 90 e
desapareceram,...
5.
Feira do Livro.
Criar
um evento onde a população possa adquirir livros a preços mais baixos, além de
prestigiar apresentações teatrais (peças profissionais ou encenadas pelos
alunos da oficina de teatro), musicais, exposições diversas, palestras.
6.
Biblioteca.
Seguem
algumas sugestões que um dia sonhei para esta cidade:
a) Espaço
físico.
Transferência para o Centro de Formação de Professores.
Instalação de computadores com internet para pesquisa dos leitores.
Amplo espaço com mesas e cadeiras para leitura no local e/ou pesquisas de estudantes em livros que não podem ser retirados da Biblioteca (como volumes de enciclopédias por exemplo).
Ambiente ao ar livre: mesas, cadeiras, jardim, tudo entre as árvores que ali existem para criar um ambiente bucólico para a leitura.
Nova catalogação dos livros, seguindo normas padrão de bibliotecas universitárias e a instalação de novas prateleiras.
b) Acervo de Livros.
Aquisição de livros da lista dos grandes vestibulares do Estado de São Paulo. Mais de 1 título de cada para evitar grandes esperas por parte dos vestibulandos.
Aquisição de títulos recém lançados no mercado e de grande procura por parte dos leitores em geral. Trata-se de livros de grande procura e cujo elevado valor para a maioria da população impede que sejam comprados.
Aquisição dos clássicos da literatura. Muitos destes clássicos contam com exemplares na biblioteca atualmente, entretanto seu estado de deterioração prejudica a leitura.
Aquisição de enciclopédias em livros e CD Room.
c) Experiências.
Criação de clube do livro: Grupos de pessoas que leiam o mesmo livro e se reúnam na Biblioteca em horários alternativos para discutir a leitura, trocar experiências sobre o impacto do livro em suas vidas, etc...
Livro para a 3ª idade: Incentivar a leitura no clube da 3ª idade, inclusive com títulos apropriados para este público.
Livro em casa: Contratação de estagiários (poderiam ser alunos do ensino médio) para entregar e buscar, de bicicleta, os livros nas casas de leitores previamente cadastrados no projeto (mediante escolha de critério: idosos, deficientes, profissionais atarefados,...).
Transferência para o Centro de Formação de Professores.
Instalação de computadores com internet para pesquisa dos leitores.
Amplo espaço com mesas e cadeiras para leitura no local e/ou pesquisas de estudantes em livros que não podem ser retirados da Biblioteca (como volumes de enciclopédias por exemplo).
Ambiente ao ar livre: mesas, cadeiras, jardim, tudo entre as árvores que ali existem para criar um ambiente bucólico para a leitura.
Nova catalogação dos livros, seguindo normas padrão de bibliotecas universitárias e a instalação de novas prateleiras.
b) Acervo de Livros.
Aquisição de livros da lista dos grandes vestibulares do Estado de São Paulo. Mais de 1 título de cada para evitar grandes esperas por parte dos vestibulandos.
Aquisição de títulos recém lançados no mercado e de grande procura por parte dos leitores em geral. Trata-se de livros de grande procura e cujo elevado valor para a maioria da população impede que sejam comprados.
Aquisição dos clássicos da literatura. Muitos destes clássicos contam com exemplares na biblioteca atualmente, entretanto seu estado de deterioração prejudica a leitura.
Aquisição de enciclopédias em livros e CD Room.
c) Experiências.
Criação de clube do livro: Grupos de pessoas que leiam o mesmo livro e se reúnam na Biblioteca em horários alternativos para discutir a leitura, trocar experiências sobre o impacto do livro em suas vidas, etc...
Livro para a 3ª idade: Incentivar a leitura no clube da 3ª idade, inclusive com títulos apropriados para este público.
Livro em casa: Contratação de estagiários (poderiam ser alunos do ensino médio) para entregar e buscar, de bicicleta, os livros nas casas de leitores previamente cadastrados no projeto (mediante escolha de critério: idosos, deficientes, profissionais atarefados,...).
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