sábado, 13 de setembro de 2014

Com o lápis na mão.

Episódio de hoje: Eleição 1994 na sala de aula.

Eram outros tempos ou as pessoas eram outras.

Recordo que na eleição de 1994 para Presidente eu estava fazendo cursinho em Ribeirão Preto e era muito comum os professores entrarem na sala de aula ostentando adesivinhos (praguinhas) ou mesmo botons dos candidatos à Presidência daquelas eleições.

Basicamente dividiam-se entre eleitores do FHC e do Lula.

Isso atiçava nossa curiosidade com aqueles que iam "à paisana", sem referência alguma a este ou aquele candidato.

Nós, com a curiosidade típica de adolescentes estudantes, perguntávamos a eles em quem votariam.

Não por meio de perguntas "ao vivo", mas pelos bilhetinhos que todas as aulas eram entregues, escritos sabe lá por quem, pois a sala tinha 60 ou 70 alunos e estes bilhetes eram anônimos.

Hoje, não me imagino vendo uma cena destas nas escolas em que leciono.

Mesmo quando questionado por algum aluno sobre em quem vou votar, sempre limito a apenas responder a pergunta de não esticar o assunto nem justificar minha escolha.

E concluo que fora da escola terei o maior prazer em dar maiores detalhes sobre minha escolha, mas que ali naquele ambiente não acho que política partidária deva ser discutida.

Mas como cada vez menos os alunos têm esta curiosidade, cada vez menos respondo esta pergunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário