quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A Era Itamar.

Começo hoje uma série de textos sobre a Era Itamar Romualdo à frente do Executivo Municipal Ipuanense.

Trata-se de considerações de foro pessoal acerca de um político a quem o Blogueiro muito considera e que inegavelmente tem seu nome (bem) gravado para sempre na história da cidade.

Não se trata de retrospectiva da carreira ou resumo de suas obras na cidade.

Apenas reminiscências de um escritor que, seja pelo laço de parentesco, pelo orgulho de ter trabalhado com ele, ou pela convergência de ideias políticos, se sente na obrigação de escrever.


1ª Parte - Vencendo eleições.

Itamar Romualdo foi o candidato mais votado nas 4 eleições em que disputou para Prefeito em Ipuã.

Só não foi 4 vezes Prefeito de nossa cidade porque a ditadura militar cuidara de lhe "roubar" o primeiro mandato na eleição de 1982.

Naquela ocasião, uma manobra permitiu a soma de votos entre as sub legendas e por 11 votos, a somatória dos votos de outros 2 adversários suplantaram os votos do candidato do então MDB.

Mais que uma vitória da política de direita nacional, uma vitória da elite burguesa hipócrita dessa cidade, que não via com bons olhos um crente, vendedor de tijolos, assumindo a Prefeitura de Ipuã.

Seguiu para São Paulo onde fez carreira política ocupando importantes cargos no Governo do Estado, ajudando Ipuã não importasse quem fosse o Prefeito, valendo de sua influência.

1992 torna-se Prefeito com ampla margem de votos.

Não foi candidato à Prefeito em 2000 porque uma decisão do seu partido o retirara do jogo sucessório.

Traído por pessoas que acreditava serem companheiros, busca refúgio em outra legenda para em 2004 e 2008 eleger-se Prefeito de Ipuã.

Em 2004, vencendo a máquina eleitoral numa disputa contra antigos companheiros.

Em 2008, com a excelente administração que fizera e um rol de obras na cidade de fazer inveja aos municípios vizinhos, venceu o poderio econômico de boa parte da elite burguesa conservadora ipuanense que unira para lhe impedir a reeleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário