sábado, 14 de janeiro de 2012

Chacrinha de verdade

Nada contra a Dercy Gonçalves, que certamente tem seu nome na galeria de tipos folclóricos da teledramaturgia brasileira.
Mas não penso que ela tenha ido além do folclore.
Como comediante, limitava- se à meia dúzia de palavrões com suas voz esgarniçada sabendo que isso era o deleite dos telespectadores e dos repórteres que a provocavam.
Era algo como uma relação simbiótica: quem a provocava esperava palavrões, e ela sabia que estava sendo provocada e reagia corroborando às expectativas.
Lembro da Dercy atuando como atriz na novela "Que Rei sou eu", em 1989 e ao vê-la anos mais tarde, já no final da vida e da carreira, era rigorosamente igual.
Não sei no passado, mas nos últimos 30 anos, Dercy interpretou-se a si mesma, e nada mais.
Já que a Globo resolveu homenageá-la com uma minissérie, porque não fazer uma sobre o Chacrinha?
Também um dos tipos mais folclóricos da nossa TV, figura emblemática dos anos 80 e que, tanto quanto a Dercy, merece uma biografia televisiva.
Não recordo se a Globo já fez algum especial sobre ele, ou mesmo alguma microssérie, estou abordando o assunto só para dizer que acho que a vida do Velho Guerreiro daria material mais interessante que a centenária atriz.
Era um show de "bizarrices": jogava bacalhau e cacho de banana na plateia, criava marchinhas carnavalescas, era politicamente incorreto (mostrava mandioca e dizia que era a mandioca da Maria Bethânia) e muito mais.
Porém não cobrava "jabá" dos artistas que lá se apresentavam, servia de "escada" pra muito artista iniciante, dava oprotunidade a artistas já em baixa na carreira de continuar na mídia.
Ele próprio escolhia suas "chacretes", sendo um dos pioneiros no uso de assistentes de palco, modelo que hoje é copiado por todos os programas de auditório: De Luciano Hulk à Pânico na TV.
Pesquisando, descobri um filme sobre ele chamado "Alô alô Terezinha", (em alusão ao seu bordão mais famoso), mas não me recordo de ter sido divulgado nos cinemas ou mesmo se alguma emissora de TV adquiriu seus direitos.
Nem baixá-lo eu sonsegui!
Para mim, Chacrinha representa muito mais o nonsense folclórico e divertido da TV brasileira, que a Dercy Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário