terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Resumão do Brasileirão 2019

Flamengo: Campeão com todos os méritos. Melhor time, melhor elenco, melhor técnico, venceu todos os jogos que precisava vencer (aqueles jogos que separam homens de meninos) e conquistou seu hexacampeonato com louvor. Parabéns.

Santos: O peixe sonhou com o título mas faltou gás do meio do campeonato em diante. Todas as fichas apostadas no técnico que a bem da verdade, não é nada demais. Faltou elenco ao time da Vila e paz na conturbada política do clube.

Palmeiras: Apontado por 90% dos cronistas esportivos como o Campeão do Ano (houve quem dissesse que ganharia tudo) esses mesmos cronistas mudaram de opinião ao ver que o Verdão era fogo fátuo e que terminaria o ano sem nenhuma conquista. Perdeu para o Flamengo duas vezes, o que lhe custou 2 técnicos.

Grêmio: O time de Renato Gaúcho cresceu após a humilhante eliminação na Libertadores para o Campeão Flamengo até alcançar uma vaga na Libertadores do ano que vem. Talvez tivesse melhor sorte se não apostasse tudo no torneio continental. Mas dificilmente conseguiria rivalizar com o time da Gávea.

Atlhético-PR: O Furacão foi a grande surpresa do campeonato. Jogando bom futebol, com um elenco sem estrelas e um técnico audacioso (que trocou de time na reta final do torneio) chegou a encantar a mídia esportiva, e a vaga na Libertadores (após vencer a Copa do Brasil) corou o ano de 2019 do clube paranaense.

São Paulo: Ainda há quem insista que o SPFC é favorito ao título. Sem vencer nada importante nos últimos 11 anos, mais uma vez o tricolor decepcionou sua torcida com uma campanha onde a vaga na Libertadores foi o prêmio de consolação para um time cuja grande comemoração no ano foi a contratação de Daniel Alves.

Internacional: O vice campeonato na Copa do Brasil e a modesta campanha do Internacional do Brasileirão reforça que o clube não é mais nem sombra do que foi nos anos 70 e no começo dos anos 2000. Pré Libertadores é muito para ele.

Corinthians: Provou o que eu venho dizendo há muito tempo, que o campeonato paulista não serve de parâmetro para rigorosamente nada, é um "engana que eu gosto" que só vale para quem ganha, para quem perde não vale nada. A vaga na Pré Libertadores será só para fazer o time passar vergonha no começo do ano que vem, quando será desclassificado à maneira do Tolima 2011.

Fortaleza: Brigaria por vaga na Pré Libertadores e talvez até na Libertadores se não fosse a lambança de seu treinador, Rogério Ceni, que preferiu deixar o clube para se aventurar na barca furada do Cruzeiro e voltar rapidinho para o clube cearense.

Goiás: Dono de uma das melhores campanhas do Brasileirão no 2º turno, o time goiano se firmou na série A e pode sonhar mais alto ano que vem, se mantiver a equipe e comissão técnica.

Bahia: A vaga na Sulamericana foi a maior conquista do time da Boa terra.

Vasco: melhor carioca depois do Flamengo, o Vasco ficou bem atrás do rival (40 pontos atrás) e próximo dos outros rivais cariocas que quase caíram para a série B.

Atlético-MG: O galo doido quase foi rebaixado novamente para a série B. Vaga na Sulamericana é premio de consolação.

Fluminensee Botafogo: Juntos quase caíram para a série B. O Flu, é o time que todos nós queremos ver disputando a série B, pelo fato de ter usado tapetão para fugir dela anos atrás.

Ceará: 1º Time a escapar da degola e só o fez na última rodada, ao empatar com o Botafogo e assim garantir sua permanência na elite do futebol brasileiro e manter na série A, o clássico regional com seu rival Fortaleza.

Cruzeiro: experimenta seu 1ª rebaixamento após quase cair 3 vezes (1994, 1997 e 2011). Dessa vez não foi salvo na última hora como antes. Prova que elenco quando briga com diretoria incompetente, derruba até o time.

CSA: O time das Alagoas retorna para a série B.

Chapecoense: O 2º time de todos os torcedores do planeta após a tragédia de 3 anos atrás conhece o 1º rebaixamento de sua história. Não merecia por sua triste história, mas também não merecia compaixão, que nesse caso não seria justo e nem bem-vindo ao clube catarinense que tem tudo para voltar a brilhar e encher de orgulho sua torcida.

Avaí: Outro clube catarinense a deixar o estado órfão de representantes na série A. Um Estado que já chegou a ter 4 clubes na elite do futebol brasileiro, não terá nenhum em 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário