quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Responsabilidade nossa e Obrigação deles de cada dia.

Tenho acompanhado embates nas redes sociais entre defensores de que a culpa pelos casos de Dengue nos municípios é do Poder Público (neste caso específico, das Administrações Municipais) e os que defendem que a culpa é do cidadão que, ao não coletar lixo, ao não cuidar de eliminar recipientes criadouros, etc... contribui para o aumento da doença.

Se é bem verdade que ao jogar lixo em local não apropriado, o cidadão contribui para a proliferação da doença, também é verdade que há lugares inacessíveis aos cidadão comum, além de espaços públicos onde a obrigação é do Poder Público.

Evidentemente que os cidadão têm suas responsabilidades, mas eu pergunto, e quando essas não são realizadas? O que deve fazer o Poder Público?

Não entendo que ao não cumprir com sua responsabilidade de cidadão, o Poder Público deixa de ter obrigação.

Tomemos outros exemplos...

A responsabilidade pela higiene bucal é do cidadão, então o Poder Público não tem obrigação de contratar dentistas? De Investir em campanhas? de colocar flúor na água?

A responsabilidade pela segurança no trânsito é do cidadão, então o Poder Público não tem obrigação de sinalizar ruas e estradas? De fiscalizar (multar)?


A responsabilidade por jogar o lixo no lixo é do cidadão, então o Poder Público não tem obrigação de coletar lixo? varrer ruas?


A responsabilidade pelo uso de métodos contraceptivos é do cidadão, então o Poder Público não tem obrigação de fazer pré natal? construir maternidades?
 

E pra finalizar: Quando o cidadão não faz sua parte o Poder Público não tem obrigação?
 

O não cumprimento de uma responsabilidade não exime o Poder Público de suas obrigações.

Resumo da ópera: Cumpra com suas responsabilidades e cobre do Poder Público as obrigações que lhe são reservadas.

2 comentários:

  1. O resumo da obra responde pelo texto completo.
    CUMPRA COM SUAS RESPONSABILIDADES, simples assim.

    ResponderExcluir