domingo, 23 de dezembro de 2018

Não gosto de Natal [Há 10 anos]

Há 10 anos eu postava um txto falando que não gostava de Natal.

Exagero da minha parte misturado a um pouco de amargura e pessimismo do contexto da época.

Trata-se daqueles textos que, passados 10 anos a gente lê e da risada dizendo: "Como pude escrever isso?".

Prefiro hoje encarar esse texto com o humor mau humorado, daquele tipo que todo mundo tem um tio na família assim.

Vai mudar muita coisa para vocês.


Não gosto de Natal

Não chega a ser ódio, nem nada que precisa de terapia. Não tenho traumas com Natal, nada disso, muito pelo contrário, meus Natais em família sempre foram de muita alegria.

Na verdade, não é que não gosto do Natal como um todo, mas em certos ritos que o acompanha.

Não vou veredar pelo lugar comum de disparidades sociais, de acentuamento das injustiças nessa época do ano, nem pelo lado comercial que a transformaram o Natal, tirando dele o significado primordial e craindo uma data comercial.

Muito menos pela americanização  que tal data nos impõe.

Tudo isso eu falo o ano todo, enchendo a cabeça de vocês blogonautas. Ou melhor "xapando" a cabeça de vocês, para usar um verbo que meu alunos falam o ano todo e que ao que me parece, serve para qualquer coisa.

Quero hoje falar para vocês: O QUE ME IRRITA NO NATAL!

Amigo Secreto: É o pior inferno que inventam nessa época!

Você participa na esperança de que vai sair com aquela garota que você tá louco pra dar um bom presente para impressioná-la mas não sai. Pior, sai com alguém que mal conhece, que seja o que for, vai reclamar do que ganhou de você e invariavelmente, o presente que a gente dá É sempre melhor que o que a gente recebe.

É um mistério natalino: como todos os participantes podem dar presentes melhores que os que receberam???

Acho que ninguém gosta de amigo secreto também, pois a cada ano inventam novas (e igualmente chatas) variações: amigo secreto de chocolate (você dá ferrero roché e ganha uma barra de meio amargo), amigo da onça, ...

Um dia ainda aceitarão minhas reiteradas sugestões de fazer o Inimigo Declarado, bem melhor que amigo secreto.

Filmes de Natal: A cada ano piora.

Foi-se o tempo que a Globo passava clássicos como "De ilusão também se vive", e tantos outros...
Mas não, a globo insiste em passar: O Grinch, Esqueceram de mim (que depois da 10ª vez, perdeu a graça), Trapalhões (seja ele qual for), além daquelas dezenas de variações do clássico do Charles Dickens, sobre o milionário avarento que é visitado pels 3 espíritos de natal e muda seu modo de agir (eu tenho o livro, caso alguém queira ler, estará dispensado de assistir às dezenas de adaptações).

Dos recentes: Apenas Um homem de família e Sobrevivendo ao Natal merece minha recomendação.
E por falar em TV: especiais de fim de ano.

Pior ainda...

Trapalhões, Xuxa e Roberto Carlos (que só trabalha esse dia no ano???).

Músicas Natalinas.

Como odeio a hipocrisia em: "Como é que Papai Noel não se esquece de ninguém? / Seja rico, seja pobre o velhinho sempre vem". Sei...

Exceção feita à: "Já faz tempo que eu pedi mas o meu Papai Noel não vem / Com certeza já morreu ou então felicidade é brinquedo que não tem".

Essa muito mais realista que a outra.

PS: Lindsay Lohan, vestida de Mamãe Noel e cantando "Jingle Bell Rock", me fez, ainda que por vias tortas, prestar atenção nesta música de Natal, que parece ser uma das mais populares nos EUA e é uma boa pedida para a noite de Natal.

Seja como for, BOM NATAL A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário