domingo, 22 de abril de 2018

O que aconteceu com essas duas pessoas?

Hoje comemora-se(?) 518 anos do nosso descobrimento(?).

Contada e recontada nas salas de aula todos os anos, essa história ainda tem muito a se conhecer e aprender.

E a especular.

No livro "Náufragos, Traficantes e Degredados - As primeiras expedições ao Brasil", o jornalista Eduardo Bueno conta toda a saga dessa viagem fantástica rumo ao Brasil.

Viagem que começou em Portugal em março de 1.500 com destino à Índia, com uma rápida parada no território ainda desconhecido pelos Portugueses para dele tomar posse, batizá-lo e rezar uma missa.

Das inúmeras curiosidades mostradas, ele relata a história de 2 grumetes (marinheiros iniciantes) que foram deixados no Brasil, degredados sabe-se lá porque, e que choravam na praia enquanto a Arada de Pedro Álvares içava velas rumo à Índia.

Gosto de ficar imaginando os índios olhando os dois jovens marinheiros chorando. Não digo que os índios não entenderam o que acontecia, pois não era imbecis, apenas sem malícia, mas certamente não obtiveram resposta sobre os motivos de tal punição.

Considerando que os 30 anos seguintes, a terra "descoberta" ficou abandonada, sem Portugal demonstrar interesse em colonizá-la, gosto de imaginar ainda que por 30 anos (talvez o resto de suas vidas) esses 2 grumetes não tiveram nenhum contado com homem europeu.

Uma pergunta me intriga: o que aconteceu com eles logo que os barcos desapareceram na linha do horizonte?

Fico imaginado eles vendo a última imagem das embarcações em alto mar desaparecer e, ao olhar para trás, ver toda a tribo olhando para eles. Então eles se entreolham, com cara de "agora f..." e vão tratar de se adaptar à nova realidade.
 
Como os índios os receberam? Como conseguiram viver a partido de então com gente e língua desconhecidos? Foram aceitos na tribo e tiveram filhos? Algum de nós é descendente destes 2 primeiros europeus vivendo em solo brasileiro?

Estas me parecem perguntas muito mais interessantes que apenas o motivo pelo qual estes 2 jovens foram punidos.

Bom dia do "Descobrimento" a todos e a todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário