domingo, 29 de abril de 2018

Esquerda x Direita - 1ª Parte.

A nova onda de embate entre Esquerda e Direita no país me fez acreditar que finalmente minha máquina do tempo funcionou e voltamos aos anos 50/60, no auge da Guerra Fria.

Na dúvida fui ver o que estava acontecendo no mundo e tive a certeza de estar nos anos 50/60 ao ver grupos Neonazistas e a KKK fazendo manifestações no país.

Então descobri que é apenas os anos 10 do séc XXI repetindo a História como farsa e tragédia como dizia o velho Marx.

Marx que foi um dos teóricos do Socialismo Científico, uma corrente filosófica do século XIX muito utilizada pelos partidos de Esquerda e combatida pelos partidos de Direita.

Direita que tem nos grupos Neonazistas, sua mais extremada radicalidade.

Mas afinal, toda Esquerda é Marxista? Toda Direita é preconceituosa?

Ditadura é regime de Esquerda ou de Direita?

O Nazismo é Esquerda?

Vamos tentar clarear a ideia de vocês a partir de hoje.

Tudo começou na Revolução Francesa, em 1789, quando foi derrubado o Antigo Regime (Absolutismo) que era composto por 3 estados: Clero (primeiro estado), Nobreza (segundo estado) e Burguesia (terceiro estado).

A Revolução marca a ascensão do Terceiro Estado (Burguesia) ao poder na França e na busca por legitimidade e representatividade política, o Terceiro Estado instala uma Assembleia Constituinte para redefinir os rumos da França pós Revolução.

No salão onde foi realizada a Assembleia, sentaram-se no lado Direito, os Aristocratas Franceses, chamados de Girondinos.

Considerados moderados e conciliadores, tinha bom relacionamento com a Nobreza e a Alta Burguesia e defendiam ideias conservadoras e liberais.

No lado esquerdo do salão, sentaram um grupo com ideias mais revolucionárias e progressistas no sentido de mudanças radicais no status quo vigente.

Chamados de Jacobinos, tinha bom trânsito com a baixa burguesia e a classe trabalhadora.

E no Centro, sentaram um grupo que, apesar de ter maior afinidade com o conservadorismo Girondino, não raramente votava apoiando a ala progressista Jacobina; mantendo uma certa neutralidade.

Nascia então o termo Direita, Centro e Esquerda, usados na política até hoje.

Direita ficou definida como um pensamento mais conservador; Esquerda como um pensamento revolucionário; e o Centro como uma aparente neutralidade, quase sempre o "fiel da balança" nas decisões polêmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário