quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Febre Amarela [Há 10 anos]

A mesma doença que assolou o país no começo do século XX voltava com ares de epidemia há 10 anos.

Um surto coletivo fez todo mundo ir correndo aos postos de saúde vacinar contra a Febre Amarela que voltava a preocupar a população e as autoridades de saúde e fazer a festa da indústria farmacêutica, quer tanto lucra com histerias coletivas.

Lucra e não descarto que seja ela, a indústria farmacêutica, a responsável por promover tais histerias de tempos em tempos.

Passados 10 anos, vez por outra a Febre volta, sempre acompanhada de outras epidemias: gripe suína, gripe aviária, zica, dengue,...

Foi há 10 anos, mas poderia ter sido ontem.

Curiosidade: Não voltei para tomar o reforço da anti tetânica.


Febre Amarela


Fui ao Posto de Saúde tomar vacina contra a Febre Amarela, embora o Governo Federal insista em nos tranquilizar que não há o que temer, ler notícias de gente morrendo não me tranquiliza em nada. Por isso, mesmo recordando da dor que senti em 1992 quando tomei essa vacina doída, fui enfrentar fila no posto para me prevenir. E que fila... Basta uma fagulha para acender uma fogueira.

Doeu menos que da outra vez. A da Febre, porque a do Tétano...

Isso mesmo, puxaram a minha "capivara" no Posto e eu estava com a vacina do Tétano atrasada, estava... Tomei sob protestos, tentei argumentar que não trabalho com pregos ou arame farpado, inútil, me sapecaram uma vacina no outro braço e essa sim, doída pra burro! Fui tomar uma e acabei tomando duas.

A pergunta que fiz à moça e ela disse que todo mundo perguntava isso: "Posso tomar cerveja ou essas injeções atrapalham?" Dúvida razoável.

Bom, pelo o que soube, a vacina da febre Amarela é mais para quem vai viajar para áreas de risco, e como minhas férias se aproximam, é bom prevenir!

PS: Fui informado que terei de voltar em 2 meses para tomar o reforço da anti tetânica, até parece que vou voltar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário