domingo, 24 de setembro de 2017

10 anos de Blogueiro amanhã!

Amanhã o Blogueiro completará 10 anos no ar.

Não no mesmo endereço, pois quando essa maluquice começou, no distante ano de 2007, o Blog era hospedado no site Bol, sob o domínio .zip.net.

Em 2011 um aviso de que o limite de postagens havia excedido e para continuar seria cobrada uma taxa anual. Coisa de R$9,90 por ano.

Nem mesmo o preço módico me animou a continuar naquele domínio de poucos recursos. Além do mais, pensava na mão de obra para cancelar o débito em conta quando resolvesse parar com a maluquice de escrever em Blog.

E por fim,estava disposto a encerrar a carreira de Blogueiro que naquela altura já durava 4 anos e havia me rendido bons momentos, permitido externar meus pensamentos e, evidente, colecionado algumas polêmicas.

A ideia era não apagar o Blog, mas deixá-lo como fonte histórica para quem quisesse (eu inclusive) rever algum texto após eu desencarnar do ofício de Blogueiro.

Meu passamento virtual não durou muito, renasci uma semana depois, desta vez em novo domínio (blogspot.com.br onde permaneço até hoje) motivado pelo desejo inquieto de continuar escrevendo e, claro, o clamor virtual de 9 fiéis leitores (que assim permanecem até hoje) desesperados por não ver mais sentido na internet sem um Blog escrito por mim.

E assim voltei para ficar, com o ânimo renovado, editorial repaginado e com novas ferramentas que impulsionaram o Blog para mais 6 anos de escrita.

Neste novo domínio, muitas mudanças quali e quantitativas.

Abandonei, ou tenho tentado abandonar, o didatismo, o texto jornalístico, o tom formal de colunista para adotar um tom mais cronista, às vezes sarcástico, com aquele humor cáustico que tanto gosto.

Por isso, vez por outra aventurei no gênero crônica, influenciado por autores como Luís Fernando Veríssimo, Mário Prata e Xico Sá.

E entre os jornalistas, Juca Kfouri e Josias de Souza.

Em termos quantitativos, saltaram aos olhos o número de visitas no novo domínio. Algo em torno de 10 vezes mais que o domínio anterior. E apesar de não me pautar por audiência, não nego que muitas vezes escrevi para poder aumentar o número de visitas.

Houve anos em que os posts foram diários, outros anos com menos postagens; tivemos vídeos copiados e autorais (o que me obrigou a abrir um canal de youtube só para abastecer o Blog), fotos, notícias e, claro, polêmicas, muitas polêmicas.

Quando parar?

Quando o desejo inquieto de escrever passar.

Ou quando os 9 fiéis leitores desistirem de, diariamente, digitar nos seus navegadores de internet meu nome, acrescido do blogspot.com.br.

Se bem que nem devem completar a operação, basta digitar oran... que o navegador já dá a opção orandesrocha.blogspot.com.br.

Que bom que é assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário