quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Discordar de tudo que lê, pra quê?

Redes sociais não é um lugar fácil.

Isso porque ela é habitada por pessoas sem a menor noção de urbanidade.

Claro que cada um posta o que quer, afinal a rede é dele; mas há certos comportamentos que sinceramente, passaram do limite do bom senso.

Comentar tudo o que lê e discorda por exemplo.

Fico imaginando se eu fosse passar pelo ridículo de comentar todas as postagens que leio e discordo: 
- Discordaria do amigo Palmeirense que postou um elogio ao clube;
- do conhecido que achou a decoração de natal do shopping bonita;
- do parente que não gostou do Star Wars IX;
- do aluno que critica a disciplina de história;
- do conhecido de vista que postou crítica a Paulo Freire;
- do petista que grita Lula Livre;
- e claro, dos bolsonaristas que diariamente defendem o Presidente, etc...

Imagino o trabalho que daria, ficar comentando todas postagens que eu discordo. Penso que ou é muita sobra de tempo livre, ou muita ranzinzice; ou falta de noção mesmo.

Eu particularmente, discordo de muitas postagens, algumas que leio e sei que é informação falsa, ou que entendo que a pessoa está agindo de má fé, porém há tempos adotei uma prática: só comentar para concordar com a pessoa, por entender ser uma atitude elegante.

Quando a pessoa posta insistentemente coisas que não gosto, eu a deixo de seguir (sem deixar de ser amigo), assim tudo o que essa pessoa posta, simplesmente não vou ler; para a minha alegria. Tenho dezenas de contatos nessa situação.

E peço encarecidamente aos meus contatos: se não gostam do que eu posto, faça o mesmo, não vou me ofender.

Para os que comentam tudo o que escrevo, de modo a discordar insistentemente, eu o marco para não receber minhas postagens, assim a pessoa não lê e para de me incomodar com seus comentários desagradáveis. Também tenho alguns contatos nessa situação.

E para os que insistem em comentar, mesmo após a geladeira a que os submeto (imagino que esses entrem no meu face todo dia para ver o que escrevi), ou ainda, para os que insistem em faltar com educação e respeito (já fui vítima de pessoas assim), esses eu excluo da minha lista, pois de pessoas assim melhor mesmo é ter distância.

Não coincidentemente, a maioria dos comentários a postagens minhas refere-se à discordância em relação às minhas críticas ao Bolsonaro. O que me faz recordar que anos atrás eu era alvo da mesma chatice quando eu criticava Lulla e Dilma.

Eleitores petistas e bolsonaristas agem da mesma forma: Ninguém pode ousar criticar seus ídolos que será sumariamente repreendido.

Aconteceu antes e acontece agora.

Não me imagino passando por esse ridículo, prova disso é que leio críticas à políticos que voto e admiro, críticas à personalidades que acompanho e admiro e tantas outras coisas e jamais irão encontrar um comentário meu discordando. Por entender que é direito da pessoa postar o que quer em seu face, e ignorância minha sair discordando.

E antes que alguém pense ser indireta, aviso que não é.

É apenas um aviso para que as pessoas reflitam sobre seu lugar nas redes sociais.

Eu achei o meu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário