quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Saci Pererê 2014 [Há 10 anos].

10 anos atrás estávamos ainda no clima de ufanismo pela conquista do país de ser sede da Copa de 2014.

Não adiantava avisar a farra que seria com dinheiro público nem as obras desnecessárias com estádios que virariam "elefantes brancos" ou o legado que seria praticamente inexistente.

Ninguém queria ouvir.

Tanto que na mídia, o assunto era sobre qual seria o Mascote da Copa no Brasil.

Havia quem defendesse o Saci, para assim valorizar o folclore nacional difundindo-o mundo todo com a visibilidade que a Copa traria para o Brasil.

E assim saiu esse texto.

Curiosidade: Não sei como mas esse texto foi parar na versão digital de um jornal de Sorocaba/SP, que não só levou a sério minha sugestão como me chamou de "jornalista" no texto.

Vê se pode?!



Saci Pererê 2014


Você votaria no Saci para 2014???

Não tô falando de nenhum candidato com apelido de Saci não e sim do próprio Saci Pererê, o do nosso folclore!!!

Calma gente não fiquei doido não. Saiu no Blog do Juca Kfouri uma polêmica sobre o mascote da Copa do Mundo de 2014 aqui no Brasil; inclusive já houve argumentos prós e contras e até um movimento, com site e tudo, defendendo o simpático mito, como mascote da Copa Tupiniquim.

Os favoráveis argumentam: Entidade mitológica tipicamente brasileira, exaltação do folclore do país, divulgação de importante traço da nossa cultura (haja visto que ele foi imortalizado não só no folclore, mas na obra de Monteiro Lobato).

Os contrários argumentam: Mascote tem objetivo comercial. O Saci não seria comercialmente interessante (marketing) pois seria alvo do preconceito europeu (que não aceitaria um mascote negro e com uma perna só) e ainda, um mascote politicamente incorreto, pois fuma cachimbo (o que contraria o espírito esportivo).

Confesso não ter opinião formada sobre esse assunto!

Mas se nosso técnico atual é uma mula sem cabeça, por que o Saci não ser o mascote? É por que o Saci só tem uma perna??? Ele seria melhor que muito jogador por aí, com as duas! Então não poderia ser o Curupira também? afinal seus pés são virados para trás, o que faria ele dar mais toques de calcanhar que o Dr Sócrates.

E quanto ao argumento de valorizar a cultura, não sei, mas acho que existem formas melhores de se fazer isso e não em um evento sazonal e que, conhecendo o país em que vivo e tomando por base eventos como o Pan, haverá corrupção. Pobre do Saci, vai voltar para a mata envergonhado depois de ter sido usado pelo Ricardo Teixeira.

Mas sem entrar nessa briga que promete pegar fogo e ao mesmo tempo, pegando carona na valorização da nossa mitologia (geralmente dá-se mais valor ao Halloween americano que no nosso folclore), deixo escalado meu time para 2014:

Boi Tatá, Curupira, Lobisomen, Mula sem cabeça e Iara; Cuca, Mãe do Ouro, Boto Rosa e Cabeça de Cuia; Negrinho do Pastoreio e Saci Pererê. (técnico: Câmara Cascudo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário