segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Resumão do Brasileirão 2016

Palmeiras: Campeão após 22 anos, o Palmeiras conseguiu, pela regularidade e por vencer jogos chaves, o 5º Campeonato Brasileiro. Méritos para uma equipe que se mostrou competitiva e cujo técnico soube contornar os problemas.

Santos: Confirmando a sina de ser vice do Palmeiras, o Peixe não conseguiu manter a mesma regularidade ao longo do certame. Alternou bons e maus momentos e perdeu jogos que não poderia perder. O Vice campeonato ficará com gostinho de que poderia ter sido melhor.

Flamengo: A 2ª maior torcida do Brasil chegou a sonhar com o título, mas o clube da gávea se mostrou um cavalo paraguaio e até mesmo na disputa pelo vice, ficou em 2º.

Atlético Mineiro: 4ª colocação serve para calar a boca da imprensa que o coloca como o melhor elenco do Brasil. Como pode o "melhor elenco do Brasil" ficar tão para trás de outros clubes? Coisa da imprensa esportivas vendida que sempre coloca o Galo como favorito a um título que ele não conquista desde 1971.

Botafogo: Chegou a ser a sensação do campeonato ao ficar 10 rodadas invicto. Pena que o Fogão não soube manter a regularidade e foi caindo pelas tabelas. A última vaga na Libertadores foi o consolo.

Atlético Paraense: O renascido furacão lutou por uma vaga na Libertadores e não teria conseguido sem o aumento de 4 para 6 dos clubes brasileiros que disputarão o torneio. Clube bem montado e que na disputa com o Corinthians pela vaga, levou a melhor com justiça.

Corinthians: Ficou fora da Libertadores e com toda justiça. Como bem disse o jornalista Juca Kfouri: "Não tem nada o que fazer na Libertadores". Ainda que alguma arrecadação seria conseguida, a pré libertadores agora com 4 jogos antes de entrar na fase de grupos iria impor no medíocre elenco Corinthiano uma vergonha maior que a do Tolima em 2010. Elenco horroroso, umas das piores campanhas no 2º turno, milagrosamente chegou a liderar o certame no 1º turno, só não foi rebaixado pela 2ª vez porque Tite deixou o Clube bem classificado. De resto, a troca de treinadores fez lembrar aquele Corinthians horroroso que há muitos anos não víamos. Vergonha!!!

Ponte Preta: Manter-se na 1ª divisão já seria uma façanha para o clube campineiro. Sulamericana então, foi o troféu moral para o clube.

Grêmio: Concentrou seus esforços na Copa do Brasil e assim conseguiu o título e através dele, a vaga na Libertadores para o clube que há 15 anos não ganhava nada significativo. 

São Paulo: Após flertar com o risco real de rebaixamento, o São Paulo terminou o Brasileirão como como o pior clube paulista na classificação geral. Único consolo foi humilhar o Corinthians como uma vitória por 4 x 0 que só não vingou o 6 x 1 porque seu elenco é horroroso! Quem sabe com Rogério Ceni como técnico o clube melhore, até porque se piorar, a torcida esquece o "mito" rapidinho.

Chapeconese: O clube de todos os brasileiros hoje, até poderia estar festejando a boa colocação na tabela, a vaga para a Sulamericana do ano que vem e mais, até mesmo o título da Taça Sulamericana ou na pior das hipóteses, seu vice campeonato. Feito que seria memorável para um clube recente, de pouca estrutura financeira, porém muito organizado. Não fosse a tragédia que se abateu sobre o Clube e que comoveu o mundo todo, que se uniu em solidariedade ao clube catarinense.

Que a união permaneça e o clube possa se reeguer. E que o exemplo que veio da Colômbia, do clube Atlético Nacional possa um dia ser correspondida e que eles tenham, se não de algo clube brasileiro, por outro clube, pois este exemplo ficará para sempre em nossos corações.

Quanto à Chape, que possa se reerguer e que da tristeza que hoje passa, e nuna será esquecida, possa nascer dias melhores para ela e para o futebol Brasileiro.

Cruzeiro: Novamente a metade azul de MG esteve arriscada de rebaixar pela 1ª vez em sua história. De tanto tentar, uma hora ainda consegue. Sulamericana é prêmio de consolação.

Fluminense: A posição intermediária na tabela reflete o que o clube tem sido nos últimos anos. Menos mal que desta vez não teve que usar recursos maliciosos para se manter na 1ª divisão.

Sport: Frequentando a zona de rebaixamento em boa parte do Campeonato, o Sport consegue se manter na elite do futebol.

Coritiba: Outro clube que todo ano flerta com o rebaixamento e a qualquer hora acontece. Cuidado Coxa!

Vitória: 1º clube a escapar do rebaixamento. O Rubro Negro Baiano garantiu o clássico Ba-Vi no Brasileirão 2017 ao escapar, quase milagrosamente, da Série B no ano que vem.

Internacional: Para a tristeza de Renata Fan, o Internacional cai pela 1ª vez em sua história. O Clube acostumado a choramingar vai ter um capítulo especial no DVD do rebaixamento: as vergonhosas tentativa de virada de mesa, com documentos falsificados e pior, querendo se aproveitar da comoção em torno da tragédia com a Chapecoense.

Figueirense: Terá de suar muito o uniforme se quiser voltar à elite do futebol nacional em 2018.

Santa Cruz: Chegou a ser a sensação do campeonato, sobretudo com os gols do artilheiro Grafite. Fogo fátuo e a cobra coral volta á 2ª Divisão.

América MG: Lanterna do campeonato, outro que terá que suar muito para voltar, em um futuro próximo, à elite do Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário