quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Expuã 2016: fechada para balanço.

"Pra tudo se acabar na quarta feira".

Sem carnaval há 4 anos, o feriado da Independência hoje equivale a nossa "quarta feira de cinzas", dia em que, após os dias de folia, devemos usar para recompor as energias e refletir sobre os dias seguintes.

O Blog, como tradicionalmente faz, apresenta o balanço pessoal do Blogueiro sobre a mais importante festa Ipuanense.

Rodeio.
Começo pelo óbvio, a realização do Rodeio, ausente ano passado.

Até para quem, assim como eu, não gosta de Rodeio, é impossível desprezar seu poder de atração e sua importância dentro de uma festa, sobretudo em Ipuã, quem tem no Rodeio sua maior tradição e a 2ª festa mais antiga em atividade na cidade.

Basta comparar a Expuã/Feira da Bondade deste ano com a festa "xôxa" do ano passado, sem Rodeio.

Rodeio como sempre bem organizado, este ano com a ajuda de membros da antiga Comissão Organizadora do tempo em que a Festa era chama de Quermesse por boa parte daqueles que hoje a organiza.

Sinal dos novos tempos.

Shows.
Sempre digo que a grade de shows não se mede pela qualidade artística, mas pela fama dos artistas e do gosto popular (este muito mais pessoal).

Eu por exemplo, gosto mais do Trio Parada Dura que do Matheus e Kauan, certamente diferentemente da grande maioria daqueles estão lendo este texto agora.

Questão de gosto pessoal.

Agora, dizer que poderiam ter vindo "artistas melhores" é uma irresponsabilidade que sempre se faz, pois o que seria melhor? Melhor é o mesmo que mais famoso? aquele que se apresenta no Faustão é melhor?

A qualidade de um show só pode ser medida após ele se realizar, analisá-lo antes é questão de gosto pessoal.

Claro que Jorge e Matheus ou Henrique e Juliano são muito mais conhecidos, estão na crista da onda do sucesso, tocam nas rádios e lotam shows Brasil afora, mas isso não deve ser usado de parâmetro para classificar uma Festa como ruim, quando os artistas são outros que não estes.

Na impossibilidade de trazer grandes nomes, a Expuã tem se primado na última década em trazer artistas bons, fora do círculo dos grandes nomes, cujos preços são inviáveis para a nossa realidade.

Trio Parada Dura fez o que se esperava dele, um show com seus grandes sucessos do passado para os amantes do sertanejo raiz. E também do sertanejo universitário, pois muitas de suas músicas foram regravadas por novos artistas.

Matheus e Kauan, o carro chefe da Festa, não decepcionou. Um dos maiores públicos da Expuã em todos os tempos, atraiu plateia da região toda aos montes e fez um excelente show.

Pedro Paulo e Alex e Guilherme e Santiago eu não pude assistir por conta de compromissos profissionais que me tirou da cidade.

Por não ter assistido à segunda dupla eu lamento; a primeira, por não gostar do seu estilo e suas músicas, felizmente não vi.

Banheiros.
A cada Expuã a precariedade dos sanitários do recinto vai ficando mais evidente.

A pouca quantidade é o problema maior que gera todos os outros, inclusive o mal estado de limpeza logo nas primeiras horas da festa.

O paliativo inédito este ano foram banheiros químicos, um ótimo remendo para uma festa em que nada poderia ser mais feito.

Estranho que Festa seja sempre um mote de campanha de todos candidatos e o banheiro não evolua de acordo com as promessas de shows de grande porte.

Uma ampliação dos banheiros seria uma ótima obra a ser realizada urgentemente. Antes do carnaval, se houver. 

Acesso.
Cada vez mais difícil o acesso ao recinto em dias de show de maior público.

Deveria o Setor de Trânsito municipal estudar modificações no acesso ao recinto valendo-se do grande número de ruas abertas em razão dos loteamentos ao redor do recinto.

Para isso, basta um estudo antes da Festa e adaptações como mudanças de sentido de algumas ruas, além da criação de um 2º estacionamento na Festa para desafogar o trânsito.

Se com Matheus e Kauan o acesso ficou demorado, imagine quando vier a Ivete Sangalo?

Datas.
Encerrar a Expuã na véspera do feriado é uma ótima ideia que tem se repetido nos últimos anos.

Ano que vem, o 7 de setembro cairá numa quinta feira, ótima oportunidade para fazer a festa nos dias 06, 07, 08 e 09; assim teremos uma véspera de feriado e um feriado, uma sexta e um sábado; e o domingo para descansar.

Que o próximo Prefeito (seja ele quem for) pense nisso desde já.

Contagem  regressiva para a Expuã 2017: Faltam 364 dias...

Atualizado às 14:30h: 
Fui informado que o show de Guilherme e Santiago teve público maior que o de Matheus e Kauan.

Não posso concordar nem discordar porque não estive presente ontem.

E como nunca na História da Expuã nenhuma Administração informou o público oficial da festa, fica somente a impressão de quem esteve nos dois dias como informação, ainda que oficiosa.

Quem sabe o próximo Prefeito, seja ele quem for, não comece a divulgar o público da Expuã mesmo quando a festa for gratuita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário