sábado, 17 de setembro de 2016

Dica gratuita de Martketing eleitoral - Parte 3.

Em uma coligação com muitos candidatos a Vereador, a Coordenação da Campanha deve dividir os candidatos que discursarão nos comícios.

É um erro tolo achar que, para que se haja uma igualdade entre os candidatos, todos discursem em todos os comícios.

Todos candidatos discursando em todos os comícios não é vantagem para ninguém:

Para os candidatos a Vereadores: É preferível falar um tempo maior em apenas 1 comício que falar um pouco (nesse caso, pouco mesmo) em 4 comícios. Melhor ficar a impressão boa de um comício bem feito que a impressão média de 4, isso é lógico.

Para o candidato a Prefeito: Imaginem 50 candidatos inscritos para discursar. Suponhamos que cada um fale em média 2 minutos (tem aquele que falará 30s e o que falará 3min), teremos então 100min de discurso (quase 2 horas).

Soma-se ainda a apresentação que o locutor faz, chamando um a um (e mais o Prefeito e o Vice) no palco; soma-se o jingle que sempre toca; soma-se a apresentação individual do locutor quando o candidato a vereador vai discursar; soma-se o discurso de autoridades Estaduais ou Federais que sempre se fazem presentes; e então, após 3 horas, o Prefeito discursa.

Como vocês acham que está a disposição para ouvir o discurso do Prefeito (personagem principal da campanha) das pessoas que estão há 3 horas em pé ouvindo uma sucessão de discursos? 

Para o eleitor: Que estará sem paciência para ouvir após o 10º discurso. E que tem que ficar em pé o tempo todo.


Melhor então dividir, e como?

Comício em determinado Bairro, discursariam os candidatos ali residentes e outros que tenham alguma identificação com o referido Bairro.

Faz-se isso em todos os discursos e deixa, para o último, geralmente na Praça Matriz, um "recado relâmpago" de cada um dos candidatos.

Certamente o resultado final seria bem melhor.

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