domingo, 13 de março de 2016

Nos palanques da vida.

Dói fazer algumas declarações abaixo, mas vamos lá...

Eu já votei em Orestes Quércia.

Filho de um Quercista (e acreditem, peemedebista) fanático, era natural que eu crescesse admirando o Governador que tocou obras em São Paulo a ponto de confiar-lhe meu primeiro voto para Presidente, aos 17 anos.

Mas aí a gente amadurece, pesquisa, começa a ser mais critico,...

E nunca mais votei nele.

Também já votei em Wagner Rossi.

Para Deputado em 1994.

O homem que falava e "assinava embaixo", que assisti a comícios na minha infância.

Mas aí vieram os escândalos no Porto de Santos, na Conab, do lobista Júlio Fróes, da licitação no Min da Agricultura e do uso do jatinho de empresa de agronegócios.

E eu que já não votava nele desde a vez citada, fiquei apenas com a vergonha de tê-lo feito um dia.

Eu já votei no Francisco Rossi.

Estava filiado ao PDT, partido pelo qual me candidataria a vereador em 2000 e naquela campanha de 1998, entrei de cabeça na chapa do partido, que tinha Rossi como candidato favorito ao Governo de SP.

Mas aí a gente analisa melhor depois do tempo passado e vê o engodo que era.

E nunca mais votei nele.

Eu já votei no Lulla.

Em 98 e 2002 (nesta eleição, nos 2 turnos). Estava descontente com o Governo Tucano, sua privataria e os casos de corrupção mal explicados, queria mudança.

Mas aí veio Mensalão, e mais recentemente isso tudo que a gente está vendo e então a gente reflete: ele fez o que eu nunca imaginei que ele faria.

E nunca mais votarei nele.

Mas eu já votei no Eduardo Suplicy.

Para Senador em 98, 2006 e 2014.

E mesmo achando ele meio anacrônico para a atual conjuntura, não me arrependo de ter votado.

Votaria nele quantas vezes pudesse.

Eu já votei na Marina Silva.

Para Presidente em 2010 e 2014.

E apesar de algumas divergências poucas que tenho quanto algumas posições dela, ainda é alguém em quem acredito.

E votaria de novo.

Também votei no Cristovam Buarque.

Para Presidente em 2006.

Em minha opinião, o melhor Ministro da Educação que pude acompanhar.

Caso um dia venha a ser candidato a Presidente de novo, confesso que ficarei dividido.

Eu nunca havia votado na Luiza Erundina.

Ela era a Prefeita que "afundou São Paulo".

Mas aí a gente cresce, analisa melhor, vê o quanto ela foi boicotada pela imprensa conservadora Paulistana e nacional.

Descobre o quanto seu Governo foi de dificuldades e ainda assim conseguiu importantes conquistas, porém governando para os mais pobres, o que nunca é bem visto pela elite.

Descobre que Paulo Freire foi seu Secretário de Educação. 

E então votei nela nesta eleição de 2014.

Que aos 80 anos não deve animar candidatar-se de novo.

Uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário