domingo, 7 de setembro de 2025

Nosso Hino na ordem direta, faz muito mais sentido.

Hipérbato é a figura de linguagem da inversão da ordem direta de uma oração para efeito estilístico.

Nosso Hino Nacional é um grande exemplo de hipérbato.

Por isso entendemos pouco sobre o que diz sua letra.

Mas na ordem direta, tudo muda.

Veja só:

As margens plácidas* do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico. (*Sossegadas)

E nesse instante, o sol da liberdade brilhou em raios fúlgidos* no céu da Pátria. (*Brilhantes)

Se conseguimos conquistar o penhor* dessa igualdade com braço forte, ó liberdade, o nosso peito desafia a própria morte em teu seio**. (*garantia) (**interior).

Salve! Salve! Ó Pátria amada, idolatrada.

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido* de amor e de esperança desce à terra, se a imagem do cruzeiro resplandece** em teu céu formoso, risonho e límpido. (cintilante) (**se torna notável)

Colosso* impávido**, gigante pela própria natureza, és belo, és forte, e essa grandeza espelha o teu futuro. (*Figura grandiosa da mitologia) (** Sem medo)

Ó Brasil, Pátria amada, tu és terra adorada, entre outras mil.

Brasil, Pátria amada, és mãe gentil, dos filhos deste solo.

Ó Brasil, florão* da América, deitado eternamente em berço esplêndido**, ao som o mar e à luz do céu profundo, fulguras***, iluminado ao sol do Novo Mundo! (*Enfeite que imita flores) (**grandioso) (***destaca-se)

Teus risonhos, lindos campos têm mais flores do que a terra mais garrida*. (*enfeitada)

Nossos bosques têm mais vida, nossa vida mais amores em teu seio.

Salve! Salve! Ó Pátria amada, idolatrada.

Brasil, o lábaro* que ostentas estrelado seja o símbolo de amor eterno, e o verde louro dessa flâmula** diga: Paz no futuro e Glória no passado. (*Bandeira) (**bandeira)

Mas, se ergues a clava* forte da justiça, verás que um filho teu não foge à luta, nem quem te adora teme a própria morte. (*arma/tacape/porrete)

Ó Brasil, Pátria amada, tu és terra adorada, entre outras mil.

Brasil, Pátria amada, és mãe gentil, dos filhos deste solo! 

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Fiscalização e multa não resolvem nosso problema de falta de água. (Corrigido)

Fiscalização e multa para tentar inibir o desperdício de água e evitar o racionamento.

Nunca Albert Einstein, se é que a frase é mesmo dele, esteve tão certo: "Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes".

Essas medidas vêm para encobrir o real problema da água ipuanense: a completa falta de investimento em abastecimento de água em nossa cidade.

A gestão 2021-2024 foi a primeira gestão no século a não investir um único centavo sequer na ampliação da captação e armazenamento de água em Ipuã.

Culpam a seca (com alguma razão), a falta de consciência (impossível de ser sanada), culpam até um ex Prefeito, com argumentos mentirosos; mas não fazem a auto crítica de que: não investiram nada para amenizar o problema.

E tome carro de som na rua, áudio na rádio, postagens nas redes sociais e fiscais na ruas, que além da vigiar áreas de lazer, agora vigiam quem lava calçadas, lava carros e joga água nas plantas. Só falta a permissão para entrar nas casas e medir o tempo de banho de cada cidadão (perdoem a ironia).

Ampliar a captação e tratamento de água é coisa que já deveria ter sido feita há muito tempo, pois as secas são cíclicas e, nem sempre, os moradores vão engolir desculpas culpando São Pedro, cidadãos e ex prefeito. 

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Números das horas extras na Prefeitura de Ipuã.

Os dados não são do Blog.

Os dados são da AÇÃO CIVIL PÚBLICA movida pelo Ministério Público de SP, que pediu medidas imediatas para disciplinar a concessão de horas extras entre os servidores municipais da Prefeitura, com a elaboração de  um "ato normativo (lei e/ou decreto) que estabeleça critérios objetivos, uniformes e transparentes para a concessão, controle e pagamento de horas extras a todos os servidores públicos municipais".

O MPSP pede que esse ato normativo tenha:

1. Limites de horas extras por categorias funcionais.

2. Necessidade de autorização prévia e fundamentada para a concessão de horas extras.

3. Controle eletrônico da jornada.

4. Sanções administrativas para o descumprimento das regras

Dentre outras medidas.

Estabeleceu ainda que um dos réus, no caso o Prefeito, pague as custas do Processo, que foram fixadas em R$100.000,00.

Mas vamos aos números apontados pelo MPSP:

525.797 horas extras realizadas entre 2022 e 2024.

14.605,46 média de horas extras realizadas por mês ao longo desses 3 anos.

673 servidores distintos receberam horas extras nesse período.

21,70 horas é a média por servidor entre os 673 que receberam horas extras nesse período.

Mais de meia jornada por mês para cada um desses 673 servidores.

Mais de 2 milhões de Reais por ano, foram gastos em horas extras pela Prefeitura Municipal.

quarta-feira, 18 de junho de 2025

A história não bate.

Sobre o Caso da Farmacêutica flagrada em enriquecimento ilícito, temos duas situações:

Situação 1.

O Prefeito sabia de tudo o que acontecia e contribuiu para poder ajudar o principal braço direito, esposo da farmacêutica.

Assim, o Prefeito mais que prevaricado, teria sido foi cúmplice de tudo.

Situação 2.

O Prefeito não sabia de nada, e tudo foi arquitetado pelo principal braço direito, sem o conhecimento do chefe.

Assim, o Prefeito foi enganado pelo principal Secretário, e se sentindo traído por ele, pediu que ele se exonerasse do cargo.

Mas quem é traído, escreveria uma nota classificando o traidor como alguém com "lealdade, disposição e espírito de colaboração"?

Não sei para você, mas para mim, essa história não bate.

 


 

segunda-feira, 19 de maio de 2025

Sobre a creches aos sábados e o fim do recesso.

Tenho sido instado a falar sobre falar o que penso a respeito da possibilidade de Creches "sem férias" e com funcionamento aos sábados. 

Tudo isso por conta de uns prints que circulam em grupos de whatsapp.

Vamos primeiro falar do funcionamento das creches aos sábados.

A razão de ser de uma creche é o binômio Educar/Cuidar.

Educar, diz respeito aos aspectos didático-pedagógicos de uma unidade escolar de Educação Infantil, e lembremos que Creche é uma unidade escolar de Educação Infantil.

Enquanto o Cuidar, refere-se às questões inerentes às necessidades das crianças nessa faixa etária: higiene pessoal, afeto, atenção, segurança, socialização e ainda, aos primeiros contatos com aspectos lúdicos indispensáveis para a sua formação. E porque não dizer, atender às necessidades dos pais que trabalham e não têm onde deixar os filhos.

Em um primeiro momento, entende-se abrir creche aos sábados como uma opção para os pais (pai e mãe) que trabalham aos sábados, ter onde deixar os filhos. 

Contudo algumas questões se fazem necessárias:

1. A quantidade de pais (pai e mãe) que trabalham aos sábados e têm filhos nas creches, justifica a abertura de todas as creches municipais aos sábados?

2. Aliás, todas as creches funcionariam ou, se for um número mais reduzido de crianças a serem atendidas, apenas uma creche concentraria todas as crianças?

3. Foi realizado um estudo para saber quantas crianças seriam atendidas?

4. As creches atenderiam o dia todo ou somente o período da manhã (pois a maioria dos empregos com trabalho aos sábados é até o horário do almoço)? 

Fora as questões administrativas e financeiras como:

5. O impacto financeiro que tal medida provocaria, foi estudado?

6. As cargas horárias de monitores e diretores de creche (e consequentemente os seus salários) seriam alteradas ou seriam pagos na forma de horas extras?

7. Os auxiliares administrativos, as merendeiras, os auxiliares de manutenção, todo esse pessoal de apoio mobilizado para o funcionamento da creche aos sábados, receberia hora extra?

Educação não tem gasto, tem investimento; mas há que se questionar: Creche aos sábados traria benefícios socioeducacionais proporcionais ao esforço financeiro e logístico necessários para sua viabilização?

Essa talvez seja a grande questão a ser respondida antes de discutir tal assunto.

Quanto ao fim do recesso para as creches, essa me parece uma ideia interessante.

Aliás, eu próprio tentei implementar em 2005 quando fui Secretário de Educação, e não prosperou por resistências sofridas e, reconheço, por não ter feito exatamente o que cobraria hoje de quem a tentasse: realizar uma ampla discussão com os envolvidos para discutir a viabilidade da ideia.

Lembrando que fim do recesso das creches não significa ausência de férias para servidores e alunos, pois o contato da criança com a família é imprescindível para a formação sua formação social e as férias é um direito de todo trabalhador brasileiro, mas fazer com que as férias de cada aluno coincida com as férias de seus respectivos pais, uma vez que nem todos os pais conseguem tiram férias em janeiro, mês das férias escolares.

Quanto as férias do monitores, diretores e demais servidores das creches, seriam escalonadas da mesma maneira que os demais servidores da prefeitura, cada um no mês que melhor lhe convier. Bastaria organizar.

Se essas ideias estão mesmo nos planos da atual Administração Municipal, entendo que esta deveria discutir sua viabilidade em uma análise muito mais ampla e profunda, como a complexidade dos temas em pauta requer.

Uma discussão que envolva todos os sujeitos escolares: gestores, professores, monitores, pais de alunos e setores da sociedade civil e do meio acadêmico, para discutir a viabilidade de sua execução, e não apenas ventilar possibilidades em story de redes sociais.

quinta-feira, 27 de março de 2025

2º Congresso de Autismo de Batatais & 1º Congresso Claretiano Brasileiro de Autismo

 De 31 de março a 02 de abril, o Claretiano - Centro Universitário de Batatais e Rio Claro serão palco de um evento transformador sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista)! 🤝✨
📚 O que te espera?


 ✅ Mesas-redondas e palestras híbridas


 ✅ Oficinas temáticas e workshops presenciais


 ✅ Especialistas debatendo temas como direito do autista, integração sensorial, seletividade alimentar, psicomotricidade e muito mais!


É a sua chance de aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, aprender com especialistas e trocar experiências valiosas sobre inclusão, educação e práticas terapêuticas! 💡
 

O tema deste ano reforça a importância da informação para promover empatia e respeito. Não perca essa oportunidade de aprender e contribuir para um mundo mais inclusivo!

 

 

 

quarta-feira, 12 de março de 2025

Machismo Presidencial

Lula mimetiza Bolsonaro e não para de dar declarações machistas.

Veja declarações machistas/sexistas de ambos os políticos.

BOLSONARO:

Em quadro do Programa CQC, da Band, a cantora Preta Gil perguntou como o então deputado reagiria se algum de seus filhos se envolvesse com uma mulher negra. “Eu não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco. Meus filhos foram muito bem educados e não viveram em um ambiente como, lamentavelmente, é o seu”.

Ela não merece porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia, não faz meu gênero, jamais a estupraria. Eu não sou estuprador, mas, se fosse, não iria estuprar, porque não merece”, então Deputado Bolsonaro para a também deputada Maria do Rosário.

Quando o cara vai empregar, entre um homem e uma mulher jovem, o que que o empregador pensa? "Poxa, essa mulher aqui tá com aliança no dedo, não sei o quê, ela vai casar, é casada, daqui a pouco engravida, seis meses de licença-maternidade, bonito para caralho, para caralho, ". Quem que vai pagar a conta? É o empregador”. Bolsonaro em entrevista ao Jornal Zero Hora, do RS. 

Eu tenho cinco filhos. Foram quatro homens, aí no quinto eu dei uma fraquejada e veio uma mulher”. Bolsonaro em Palestra no Clube Hebraica em 2017.

 “Quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher fique à vontade”. Bolsonaro criticando o que ele chama de "Turismo Gay", usando fala sexista e de apologia ao turismo sexual.

"Sou imbrochável". Bolsonaro se jactando de sua suposta potência sexual. 


LULA

"Por isso coloquei essa mulher bonita para ser ministra de Relações Institucionais. É que eu não quero mais ter distância entre vocês.". Falando aos presidentes da Câmara e do Senado sobre a indicação de Gleisi Hoffmann para a chefia da coordenação política do Governo.

 "Os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres" Lula explicando porque ele é amante da democracia.

"Se o cara é corintiano, tudo bem." Lula ao comentar sobre a notícia de que a violência contra a mulher aumenta após jogos de futebol.

"Não depende do pai para comprar batom e calcinha." Sobre as mulheres com formação e salário que chefiam casa no Brasil hoje.

"Tesão de 20 anos"(...) "Quem achar que o Lulinha está cansado, pergunte para a Janja. Ela é testemunha ocular." Lula, se jactando da sua suposta potência sexual.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Emenda parlamentar "Pix" chega à Ipuã

A fonte é o site do Ministério Público Federal, e você pode conferir clicando aqui.

A nota diz:

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou uma série de procedimentos para apurar o uso de recursos que deputados federais e senadores destinaram a 13 municípios da região de Franca (SP), nos últimos cinco anos, por meio de “emendas pix”. Assim são denominadas as emendas parlamentares individuais impositivas sem finalidade definida. A modalidade de repasses foi alvo de recentes decisões liminares do Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a transparência e a rastreabilidade do dinheiro.

(...)

Além de Franca, estão sob apuração os municípios de Aramina, Cristais Paulista, Guará, Igarapava, Ipuã, Ituverava, Patrocínio Paulista, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista. As prefeituras figuram como recebedoras de “emendas pix” entre 2020 e 2024, como consta de um levantamento do MPF sobre os repasses a estados e municípios de todo o país e em pesquisas na plataforma Transferegov.br e no portal do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Franca foi a destinatária de dez “emendas pix” no período. Os repasses totalizam R$ 2,85 milhões. O MPF já requisitou à administração municipal que esclareça como os recursos foram gastos. Pedidos de informações e providências também já foram enviados aos municípios de Ipuã (que recebeu R$ 1,45 milhão), Guará (contemplado com R$ 1,25 milhão), São José da Bela Vista (destino de R$ 650 mil em emendas), Ituverava (que obteve R$ 500 mil) e Cristais Paulista (beneficiado com a transferência de R$ 50 mil).

(...)

(O grifo e o recorte é nosso)

A nota do MPF diz que já foram solicitados esclarecimentos das cidades citadas e, acredito, o Ministério Público do Estado de São Paulo também irá requerer mais detalhes em cada uma das cidades citadas.

Mas o que são as tais "emendas Pix"? 

O site da CNN diz: 

As chamadas “emendas Pix”, questionadas no Supremo Tribunal Federal (STF), são recursos com modalidade de “transferência especial” direta para estados, Distrito Federal ou municípios. Ou seja, não há necessidade de celebração de convênio ou instrumento do tipo para os repasses.

Elas fazem parte das emendas parlamentares individuais, que são indicadas por cada deputado e senador. Essas emendas, identificadas como “RP6” no Orçamento, são de pagamento impositivo, ou seja, obrigatório.

As “emendas Pix” são alvo de impasse entre o Congresso e o Judiciário. A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao STF que declare inconstitucional essa modalidade de transferência.


Algumas dúvidas pairam sobre essas emendas:

Quem as destinou?

Qual o valor destinado?

O que foi feito com esse dinheiro?

É exatamente a falta de transparência que está levando o Ministro Flávio Dino e regulamentar essas transações que, como se vê, nada têm de transparente.