sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Resumão do Brasileirão 2020.

E o Brasileirão 2020 que terminou em 2021, o resultado final foi assim:

1. Flamengo. A regularidade o fez ficar sempre entre os primeiros. Teve chance de matar o Campeonato, mas acabou perdendo, talvez para dar mais emoção na 2ª maior torcida dentro de um mesmo Estado do país. Liderou apenas 2 rodadas, a penúltima e a última. O suficiente para ser campeão e dar ao treinador Rogério Ceni seu 1º título de expressão Nacional (conquistado em cima do seu time do coração).

2. Internacional: Cavalão Paraguaio dos maiores. Amarga um jejum sem data para terminar. O Inter de Porto Alegre liderou na hora certa, porém no duelo contra o Mengão, acabou perdendo o título. Culpa do VAR? da arbitragem? Injustiça? O vice campeonato nem pode ser prêmio de consolação.

3. Atlético MG: Outro que amarga jejum de décadas e sem data para terminar. Apresentou-se como candidato ao título, mas não teve fôlego para ficar na ponteira. 3º lugar está de bom tamanho.

4. São Paulo: Outro Cavalo Paraguaio, vencedor do troféu Pipoca do ano. Liderava com folga, até que em 2021 venceu apenas 1 jogo e os 6 pontos de vantagem sumiram. Bem feito para a imprensa esportiva, a maioria sãopaulina, que bastou abrir a vantagem para cravar que seria campeão. E bem feito para o Muricy, que vendo o time disparar, voltou ao clube para "se consagrar". Perdeu o título e o emprego na Globo.

5. Fluminense: Conquistou uma vaga na Pré  Libertadores, o que tem sido uma prêmio nos últimos anos para um time que sempre começa o Campeonato com desconfiança.

6. Grêmio: Feliz por ver o arquirrival perder o título, o Grêmio pega a pré libertadores em  busca de voltar a vencer o torneio continental.

7. Palmeiras: Sonhou com a quádrupla coroa, conquistar tudo o que disputava, pois tinha elenco em número suficiente para isso. Mas ao abrir mão do Brasileirão para disputar e vencer a Libertadores teve seu custo. Como teve seu custo a humilhante participação no Mundial, onde sonhava conquistar sua 1ª taça e acabou em 4º lugar, como nunca antes havia acontecido. Mas não pode reclamar de 2020.

8. Santos: O Vice Campeão da Libertadores esteve longe de lutar pelo título. Troca de treinadores, elenco limitado, problemas financeiros, e muitos outros et céteras mascarados pela campanha da Libertadores que o levou a final. Outro clube que o jejum de Brasileirão começa a incomodar a torcida.

9. Athético PR: Sempre uma boa aposta, mas quase sempre uma campanha de meio de tabela. Engrossa para times grandes, roubando-lhes pontos importantes, mas perde nos embates contra times medianos e inferiores. Sempre queremos ver o furacão bem, mas não anda fácil.

10. Bragantino: O time de Bragança fez bonito no BR 20. Há quem acreditava que voltaria à 2ª divisão, esses erraram feio. Termina à frente do Corinthians, o que cá entre nós, não é muito difícil.

11. Ceará: Não cair é sempre o campeonato do Ceará. Esse ano deu certo, terminou no meio da tabela longe da ZR. E na frente do Corinthians, o que não foi muita vantagem.

12. Corinthians: Meio da tabela era o que todos imaginavam quando começou o campeonato. Depois, a campanha pífia fez acreditar em rebaixamento. Com Mancini, fizeram acreditar em vaga na Libertadores. Esteve mais perto de cair do que ir para a disputa do Continente é termina como pior Paulista do campeonato. Ainda bem que não se classificou, pois nada tinha para fazer na Liberta 2021 a não ser passar vergonha. Que 2021 seja igual 2008 e não igual 2007.

13. Atlético GO: Outro clube cujo campeonato é a permanência na Elite do futebol. Conseguiu seu feito, não sem dar susto na sua torcida.

14. Bahia: Outro clube que viu o rebaixamento de perto e conseguiu escapar na hora H. Vai precisar de muito futebol para que 2021 não seja uma crônica anunciada.

15. Sport: O Clube Pernambucano campeão do módulo amarelo de 1987 termina o BR 20 flertando com o rebaixamento. Escapou por pouco.

16. Fortaleza: O rival do Ceará sofreu com a perda do treinador que fez o time vitorioso e não conseguiu achar seu rumo. Foi o 1º a não cair.

17. Vasco: O tetra rebaixamento foi o "prêmio" pelos anos de desmando que o clube sofre. Trouxe o profexô para evitar a tragédia, quando na verdade a tragédia foi contratar o Profexô.

18. Goiás: O Time esmeraldino goiano fundado por Ipuanenses amarga mais um rebaixamento em sua história; Clube acostumado a cair num ano e subir no outro, vai ter parada indigesta ano que vem, com uma Série B com nada menos que 5 campeões nacionais.

19. Coritiba: Outro Campeão Brasileiro a amargar a série B em 2021, o Coxa também é time de sobe e desce e também terá vida dura em 2021.

20. Botafogo: O lanterna da competição terá de suar a estrela solitária para voltar à Série A no ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário