segunda-feira, 11 de maio de 2020

Boletins Epidemiológicos Covid 19 em Ipuã.

Primeiramente, parabenizo a Secretaria de Saúde de Ipuã pela divulgação diária de Boletins Epidemiológicos divulgando o andamento da Pandemia da Covid 19 em nossa cidade.

Nesses tempos tão sofridos para todos nós, temos acompanhado esses boletins diariamente, seja para aumentar nossa precaução quando os números aumentam, seja na esperança de começar a ver que a transmissão da doença se estabilizou e começar a sonhar com dias melhores.

Mas sobre o Boletim especificamente, tenho acompanhado discussões saudáveis nas redes sociais sobre a interpretação dos números.

A discussão tem girado em torno do número real de casos na cidade, se trata-se do campo "casos confirmados" ou se devemos somar esses casos aos "casos curados" e assim termos o número total?

No meu entendimento, "casos confirmados", referem-se a todos os casos que testaram positivo para Covid 19, e "casos curados", refere-se ao número de pessoas que, ao adquirirem a doença, encontram-se curados.

Hoje, dia 11 de maio, o Boletim aponta 11 casos confirmados e 4 curados.

Entendo que existam na cidade 11 pessoas que já testaram positivo para a doença, sendo que 4 dessas, felizmente, já se encontram curadas, e as outras 7, ainda inspirando os cuidados necessários e que torcemos que tão logo entrem na estatística de pessoas curadas.

A novidade do Boletim que saiu hoje são outros campos como "Casos notificados", "Monitoramento de síndrome gripal", "curados de síndrome gripal" que não estavam nos Boletins anteriores.

Com todo respeito e com o intuito de ajudar, além de não entender bem o que seriam esses campos (o que são casos notificados (e já se fala na mídia em casos subnotificados) e o que seria síndrome gripal, achei o novo Boletim muito "poluído", com muitas informações que, quando não explicadas, podem gerar ansiedade nos que o acompanha.

Sugiro asteriscos explicando o que são essas informações ou que apenas as informações básicas voltem a ser informadas pois, ao que parece, é o que as pessoas têm acompanhado: casos investigados, descartados, confirmados, curados e óbitos.

E sugiro que as pessoas continuem acompanhando, seja para aumentar a prevenção, seja para continuar se precavendo, agora na esperança de que dias melhores estejam mais próximo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário