sexta-feira, 13 de maio de 2016

Analisando as informações do FiliaWeb em Ipuã/SP.

Em uma análise na plataforma FiliaWeb, especificamente em Ipuã, evidentemente, comento o seguinte:

* Dos 36 partidos políticos existente no Brasil, 16 deles não tem diretórios em Ipuã.

* PMN e PRTB consta como aberto mas não conta com filiados.

* Os principais partidos sem representantes em Ipuã são os de esquerda e extrema esquerda como PCO, PSOL, PSTU, PCB e PCdoB. O que revela o caráter conservador da classe política Ipuanense.

* PMDB e PPS, que rivalizaram nas últimas eleições, foram, dentre os partidos de expressão, os que menos filiaram novos integrantes em seus quadros.

Tal dado revela:

1. A pouca preocupação destes partidos em renovação de seus quadros.

2. A manutenção dos mesmos candidatos (geralmente bons de voto) com a expectativa de uma eleição mais tranquila para eles.

3. O uso de partidos auxiliares, sub legendas. Partidos abertos apenas para dar suporte e/ou ajudar na eleição de algum correligionário que deixou o partido por achar difícil se eleger nele e então busca uma legenda com um caminho mais fácil.

Coisa da nossa legislação eleitoral arcaica, falha e perniciosa. Se liga eleitor, você pode votar em um e eleger outro.

* PSDB foi, sem dúvida, o que melhor se "armou" para a contenda. Retirou nomes expressivos ou tradicionais de outras legendas, filiou gente nova e principalmente, filiou um grande número de mulheres.

* Filiados em seu 3º ou 4º partido em poucos anos, antigos filiados agora em novas legendas, novas promessas de boa votação disputadas por vários partidos fizeram sua opção, etc... Enfim, a nova e confusa composição da política Ipuanense.

Vale conferir na campanha que só começa em agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário