quinta-feira, 23 de abril de 2020

EAD (ou EAV?) na Educação Básica: O desafio de continuar o ano letivo.

Por conta da necessidade do isolamento social e vencidas as férias, o ano letivo tem de continuar.

Tenho acompanhado colegas docentes na adaptação para o Ensino a Distância (o famoso EAD), termo que não gosto, por entender que as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), agora também da "Educação" (TICEs???) fazem, é nos aproximar, eliminando as distâncias.

Prefiro usar o termo (devo ter lido ou ouvido em algum lugar, não teria inventado isso do nada) Educação em Ambiente Virtual (EAV), mais propício que o EAD, na minha opinião. Até porque é mais moderno, pois Ensino a Distancia existe desde os tempos do Instituto Universal Brasileiro (lembra dele?) que era motivo de chacota nos meus tempos de criança e mal sabíamos que a tecnologia impulsionaria esse tipo de ensino.

Mas o que estou vivendo e vendo meus colegas docentes é a completa imersão forçada, por conta da situação, evidentemente, nossa, das escolas, dos alunos e pais ou responsáveis para se adaptar à nova realidade.

Estamos instalando aplicativos, testando técnicas e tecnologias, adaptando instrumentos, moldando modelos, tudo a toque de caixa para nos preparar para aulas dessa maneira nesse final de abril e talvez todo o mês de maio, quando espera-se a situação tenha amenizado.

Ainda estou tentando me encontrar nesse mundo novo para mim, mas algumas conclusões minhas já me permito fazer:

* Não está fácil para nenhum dos atores escolares: Donos de escola, gestores, docente, alunos e pais ou responsáveis. Por essa razão, todos devem se juntar.

* Se não for com muita paciência e empatia, não conseguiremos vencer.

* Não existe modelo certo nem modelo errado, existe o seu modelo. tente apenas fazer o mais simples possível, pois os alunos conhecem muito tecnologia mas pouca tecnologia realmente prática.

* Não acredite em modelos prontos, pacotes e outros formatos enlatados.

* Esteja aberto à mudanças, se não der certo de uma forma, tente outra.

* Quanto mais jovens, mais difícil é essa modalidade de ensino.

* Para o Ensino Médio tem sido mais fácil, Anos Finais do Fundamental (6º - 9º) tem sido mais difícil, Anos Iniciais do Fundamental bem mais complexo. Imagino a Alfabetização como deve estar complicada!

* E a constatação mais triste para mim: Falar em qualidade de ensino nesse ano é um sonho inatingível, o que não signifique que não devemos dar nosso melhor em busca dela.

Um comentário:

  1. Perfeito...continuo achando que EAD não foi feito para jovens...está pandemia tem mostrado isso

    ResponderExcluir