sábado, 13 de abril de 2019

LEI ANTI FUMO. [Há 10 anos]

A vida dos fumantes começava a mudar há 10 anos atrás.

Era promulgada a mais severa lei anti-fumo até então.

Falava-se inclusive em proibir fumar em ruas, praças etc... fazendo com que o vício fosse mantido apenas em lugares restritos e particulares.

Não aconteceu.

E apesar da lei ter perdido um pouco sua capacidade de impedir fumantes em lugares coletivos fechados, melhorou muito desde então para nós, não fumantes.


LEI ANTI FUMO.

Um pouco atrasado mas...

Brilhante iniciativa dos Deputados Estaduais e que contou com o apoio do Governador José Serra para erradicar o fumo em "recintos de uso coletivo".

Trata-se da mais enérgica lei neste sentido já aprovada no país (embora com um número de votos contrários acima do normal - a bancada do PT inteira, inclusive).

Este blogueiro não fará caça às bruxas aos fumantes, inclusive em 3 oportunidades tentei, sem sucesso, virar fumante; não consegui. Mas é do conhecimento de todos que uma das recomendações dos profissionais da fonoaudiologia, para o sucesso no tratamento de problemas da voz é "não fumar" e "evitar ambientes de fumantes".

Em outras palavras, o cigarro prejudica quem fuma e quem não fuma, pois de maneira passiva ele pode causar, senão os mesmos, mas tantos males quanto.

Veio em boa hora, minha voz agradece.

PS: Um dos motivos de ter tentado aprender a fumar, foi "achar bonito", principalmente quando via às propagandas do Marlboro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário