quinta-feira, 16 de julho de 2020

70 anos de uma tragédia.

Tudo bem, eu sei que o Prof Cortella ensina que tragédia é aquilo que não pode ser evitado, aquele infortúnio que tem interferência divida cujos homens são impotentes diante dela: Um furacão, um vulcão, terremoto ou tsunami, por exemplo.

Mas aplico o termo tragédia aqui no sentido do senso comum. Ou talvez os Deuses do Futebol tenham interferido no fato que vou narrar e não sabemos.

Há 70 anos atrás o Brasil perdia a Copa de 50, em casa, para o Uruguai.

A última Copa do Mundo antes de 50 havia sido a de 1938, vencido pela Itália. Depois daquela Copa, a II Guerra impôs um hiato em Copas do Mundo, cancelando por motivos óbvios, as duas seguintes.

Com a Europa em reconstrução após a Guerra e a América do Norte sem tradição no futebol, a escolha da sede recaiu sobre o Brasil.

A final, no recém inaugurado Maracanã, teve mais de 200 mil pessoas e o empate era do Brasil, que saiu na frente e tomou a virada perdendo por 2 x 1 aquela que sempre foi chamada de maior tragédia do futebol nacional.

Até vir 1982, com a tragédia do Sarriá, que há quem diga que foi mais doída.

Qual das duas tragédias foi pior? Sinceramente não sei: a de 50 por ser final e estar ganha até os últimos minutos certamente foi dolorosa, mas minha simpatia pelo time de 82 (que eu vi jogar) e as tristezas que lembro ter sentido naquele dia, me fazem ser suspeito em afirmar.

E há quem diga que a maior tragédia foi o 7x1, no que eu discordo pelo fato de que não foi tragédia, foi vergonha mesmo, humilhação, achincalhe, algo tão inimaginável, que virou piada no mesmo instante e assim perdura até hoje.

O 7x1 foi a maior vergonha futebolística da História das Copas, pelo seguinte: Um time Pentacampeão disputando uma semifinal em casa, levar um couro que só não foi maior porque o adversário preferiu "tirar o pé", seja por modéstia, seja por preparação para a final, seja por piedade.

Não tenho dúvida que 7 foi o número que a Alemanha escolheu para fechar a conta. Aliás escolheu os 5 gols do primeiro tempo, os 2 a mais na etapa final foi o enxerido reserva que entrou no 2º tempo e deve ter pensado: "Vou perder a chance de me consagrar? Nunca na vida!".

Acredito, e ninguém me prova o contrário, que naquele dia, se a Alemanha quisesse, poderia facilmente feito 10 ou 12 gols.

Nenhum comentário:

Postar um comentário