domingo, 1 de abril de 2012

Nos palanques da vida.

A data foi ontem.
Mas o "palanques" iria ao ar hoje, portanto, escrevo em tempo.
Há exatos 4 anos, eu deixava a Direção do Depto. de Educação e Cultura do Município de Ipuã.
Após belos 3 anos e 3 meses à frente da gestão municipal Ipuanense, e após muito ponderar, muito mesmo, tomei essa difícil e importante decisão.
O que contarei aqui, poucas pessoas sabem.
Deixei o cargo em 31 de março de 2008, mas a decisão já havia sido tomada bem antes.
Era para eu ter saído no começo de 2007, tanto nesse mesmo ano eu voltei a dar aula em Guaíra, depois de 2 anos afastado da carreira docente.
Pediram para que eu esperasse pelo menos a atribuição de aulas dos professores, dada a complexidade e polêmica que sempre gera, um novo Diretor não teria a experiência necessária para lidar com tamanha responsabilidade logo no começo de sua gestão.
Apesar de discordar do argumento, eu próprio passara por isso 2 anos antes, em total inexperiência e me saí muito bem, mas acatei.
Ficou combinado que ficaria até julho de 2007.
Na fatídica data, pediram que ao menos encerrasse o ano letivo. Aceitei.
Começo de 2008, novamente a desculpa da atribuição de aulas e percebi então a verdade: Ninguém queria que eu saísse.
Embora lisonjeado com isso, afinal era o reconhecimento de uma administração municipal de que meu trabalho estava sendo bem feito, disse que seria a última vez que adiaria o inevitável.
Ficamos combinados que eu deixaria o cargo junto com os outros diretores que seriam candidatos, para que não houvesse especulações sobre minha saída. Todos pensariam que eu estava deixando o cargo em razão de ser candidato a Vereador nas próximas eleições conforme determina a legislação.
Como ninguém sabia que eu nem filiado estava em nenhum partido, o meu plano deu certo.
Fiz o que achei que deveria fazer naquele momento e deixei para trás ótimas lembranças e algumas lamentações, como acredito ser normal em qualquer emprego. Experimentei a alegria e satisfação de trabalhar com pessoas que até então mal conhecia, e o desprazer de ser obrigado a trabalhar com outras.
Tive a oportunidade de colocar em prática alguns sonhos antigos, de poder ajudar os estudantes da cidade de uma forma que não acredito que outro Diretor o faria.
Aprendi muito, cresci como pessoa e profissional, a experiência adquirida à frente da Educação ipuanense contribuiria em muito, anos mais tarde, para meu ingresso no Mestrado da PUC/SP.
Mestrado que hoje me serve como auto crítica, quando fazendo um exercício de reflexão interior, numa hipotética volta ao passado ou em uma mais hipotética ainda, nova experiência à frente do Departamento de Educação, eu concluo: faria tudo diferente.
Não que estivesse errado à época, mas é que muita coisa mudou em mim, de lá pra cá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário