quinta-feira, 5 de abril de 2012

Eleição com "e" de eletronic.

Desde que comecei a interessar-me por política, comecei, intuitivamente, a interessar-me também por marketing político.
Após minha eleição para Vereador, pude tomar maior conhecimento pelo assunto.
Cursos, palestras, seminários, livros, muitos livros, sites, entrevistas de marqueteiros, enfim, recorri a tudo o que pudesse me manter atualizado sobre o assunto.
Em todas essas ferramentas, a internet sempre foi vista como um território pouco explorado.
Nem só de sites do candidato e e-mails vivem a campanha eleitoral. Obama nos provou isso, há 4 anos!
O bom uso das redes sociais pode ser visto pelo eleitor como um canal direto dentre ele e o candidato.
Muito embora em cidades pequenas como a nossa, esse contato pode ser feito mais frequentemente ao vivo e em cores.
Seja como for, é uma boa ferramenta para o candidato divulgar aquilo que pensa, desde a crise econômica europeia e seus reflexos na economia nacional, ao resultado do jogo de ontem. Passando, é claro, pela política nacional e ainda, eventuais ideias para melhorar a cidade.
Dos 3 políticos que acredito serem pré candidatos, 2 já possuem perfil no feicebuqui, ainda que pouco atualizados.
Feicebuqui aliás, que está agitando um pouco a pré campanha municipal, por meio de um perfil, lamentavelmente anônimo, que questiona seus seguidores sobre suas preferências eleitorais para o próximo pleito.
Acho isso perigoso, pode acirrar ânimos, antecipar campanha, criar rótulos e muitas outras coisas que, no momento, são desnecessárias aos candidatos.
Pelo o que pude ver, sem ser adicionado, nem pretendo, parece ser algo sem direcionamento político, apenas a atitude isolada de alguém que quis promover uma sondagem inicial, e sem base científica alguma, dada as variáveis da pesquisa.
Não sei por quais caminhos irá trilhar o dito perfil: vai promover outras sondagens? vai manifestar sua preferência? vai servir de espaço democrático e ético de emissão de opiniões dos eleitores ipuanenses? ou de parte deles pelo menos, já que dos 10.000 eleitores ipuanenses nem todos devem ter perfil no feicebuqui.
Seja como for, faltou incluir na sondagem o nome de um 3° candidato, além das opções: "branco/nulo" e "indeciso".
Que fique bem claro: não estou criticando a iniciativa, apenas estou precavido quanto aos caminhos que irá tomar de agora em diante, após ter antecipado um pouco a eleição ipuanense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário